A ICL Brasil Ltda. compra 44,25% das ações da FOSBRASIL S.A.

Em 10 de dezembro de 2014, a ICL Brasil Ltda. (“ICL Brasil”) celebrou com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (“CADE”) acordo no contexto do processo que aprovou a compra de 44,25% das ações da FOSBRASIL S.A. (“FOSBRASIL”) pela ICL Brasil.

 

Em virtude desse acordo, a ICL Brasil – na condição de futura controladora da FOSBRASIL S.A. – se comprometeu a fazer com que a ICL cumpra certas condições no fornecimento de PPA de grau alimentício a produtores de sais de fosfato de grau alimentício, localizados no Brasil. Em síntese, tais condições têm por objetivo manter condições de mercado razoáveis e não discriminatórias na venda do PPA de grau alimentício produzido pela ICL a esses produtores locais, respeitando sempre a boa-fé objetiva, como já era prática da ICL em seus muitos anos de atuação nesse mercado.

Abaixo um resumo sucinto das condições previstas nesse acordo com o CADE:

 

(1) Regra específica (determinados atuais clientes da ICL):

 

Produtores de sais de fosfato de grau alimentício localizados no Brasil e que tenham adquirido ao menos 100 t/P2O5 de PPA de grau alimentício considerando a média anual de 2012, 2013 e 2014, terão direito de celebrar contratos de fornecimento com a ICL, nas condições estabelecidas no contrato firmado com o CADE (vide cláusula 2.1 do acordo para mais detalhes), inclusive:

 

· Contratação de, no máximo, o preço cobrado na venda mais recente (mas antes de 18/12/2014) a esse produtor, sofrendo apenas ajuste de acordo com a variação do preço do MGA mundial no período – desde que essa venda mais recente tenha sido feita em condições adequadas (vide cláusula 2.1.2 do acordo).

 

· Subsequentes reajustes do preço contratado, durante a vigência do contrato, apenas de acordo com a variação do preço do MGA mundial e com a inflação. (vide cláusulas 2.1.3 e 2.1.4 do acordo)

 

Você pode enviar uma pergunta através do nosso formulário de contato online ou ligando, enviando um e-mail ou escrevendo para nós. Coletaremos as informações que você fornece na consulta, que normalmente incluem: seu nome, endereço de e-mail, número de telefone, empresa, país e o texto de sua mensagem. Nos referimos a isso como “Informações de Consulta”. Os campos obrigatórios para o preenchimento dos nossos formulários de contato online serão marcados como tal.

 

 

(2) Regra Geral (atuais e futuros clientes da ICL):

 

A ICL se obrigou a fornecer PPA de grau alimentício a todos os atuais de futuros produtores de sais de fosfato de grau alimentício localizados no Brasil, respeitando as mesmas condições não-discriminatórias atualmente praticadas, a menos que exista justificativa objetiva para a recusa, na forma do contrato (vide cláusulas 2.2 a 2.4, e cláusulas 3.6 do acordo).

 

O inteiro teor do acordo pode ser visto nesse link.